terça-feira, 19 de março de 2013

Pasta de Açúcar (Fondant)

imagem ilustrativa 

A pasta de açúcar, mais conhecida como SUGARCRAFT (Artesanato em Açúcar) é uma arte que teve os primeiros passos em Inglaterra e rapidamente se estendeu a outros países da Europa, Estados Unidos e Brasil. É uma arte que utiliza o açúcar como matéria-prima para moldar tudo o que a nossa imaginação e criatividade permitir.

A Pasta de Açúcar também conhecida por Pasta Americana ou Pasta Portuguesa (SweetArt), foi evoluindo e neste momento já não é apenas uma cobertura sólida, mas uma pasta com enorme variação de cores e formas, que permite modelos e temas para todos os gostos e ocasiões.

Desde bonecos, flores e objetos, tudo pode ser moldado a partir de um pedaço de Pasta de Açúcar. Para facilitar este trabalho existe um leque bastante abrangente de cortantes e outros utensílios.

Esta pasta pode ser feita em casa mas pelo trabalho e pelo custo associado mais vale comprar já feita. Estas pastas podem ser encontradas em lojas especializadas em artigos para pastelaria. É possível comprar estas pastas, para além de cores variadas, em pesos variados também.

E para criar cores ao nosso gosto é possível também colorir Pasta de Açúcar com corantes comestíveis em gel, líquidos ou em pó. 

imagem ilustrativa

 A coloração com corantes em gel é muito mais eficaz pelo facto de o corante em gel ser mais concentrado, o corante liquido pode ser utilizado apenas com aparelhos próprios para tingir, tal como, o aerógrafo. Já o corante em pó não se incorpora à massa, por isso deve ser diluído (não em água) em álcool de cereais ou outra bebida alcoólica branca e aplicado com um pincel.

Para utilizá-la convém ter alguns cuidados para não a danificar quando aplicada nos bolos, portanto é desaconselhável a colocação dos bolos prontos com Pasta de Açúcar no frigorífico, pois o frio altera o aspeto.

A Pasta de Açúcar não deve ser exposta à humidade! E também não deve ser exposta ao sol pois pode desbotar!

Quando sobrar pasta, pode-se guardar o restante em saco plástico bem fechado num local seco e fresco.

 imagem ilustrativa 

E aqui vai uns exemplos lindissimos de bolos decorados com Pasta de Açúcar:

Wilton

Le Delizie di Amerilde (uma obra de arte!!)

Desconhecido (não sei a origem desta foto mas este bolo está LINDO)

Karen Portaleo/ Highland Bakery (pura e simplesmente espetacular)
Arte da Ka (adoro adoro adoro os bolos dela, lindos...) 

Corrie Cakes (adoro os bolos dela também...sempre super perfeitinhos)

e podia continuar mas acho que já ficaram com uma ideia!!


1 comentário:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...