sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Livro de Pantagruel

Este livro foi-me oferecido pela minha mãe...é um livro antigo que ela já o tinha à 5 anos. Como comecei a interessar-me pela pastelaria, a minha mãe resolveu mo dar... e eu fiquei contentíssima...o meu primeiro livro a sério de culinária, assinado por um dos autores (Maria Manuela Limpo Caetano), de uma edição de 1997 e caríssimo...portanto uma relíquia...


É um livro com muito poucas ilustrações (ou quase nenhumas), de capa dura e com 1194 páginas.

Com mais de 60 anos de cultura e sabor, o Livro de Pantagruel desfila uma combinação de ingredientes, temperos, pitadas e pitadinhas de arte e paixão dos autores pela culinária portuguesa; onde prazenteiros apetites, permitidas gulas e consentidos desejos de bolos, biscoitos, gelados, carnes e massas, legumes e peixes, suculentos purês e reconfortantes gaspachos traduzem suas 5000 receitas. 

É talvez o livro de receitas de cozinha mais vendido em Portugal, que desde a sua primeira edição em 1946 tem atraído sucessivas gerações, de simples amadores da arte de bem cozinhar em casa, aos mais reputados chefes e gastrónomos.



"Um pormenor que falha é muitas vezes suficiente para falhar o conjunto, e, em culinária e doçaria, não há sem importância."

4 comentários:

  1. A minha mãe também tem esse livro, uma das minhas primeiras receitas em adolescente foi retirada desse livro: Bolo de chocolate em mousse.

    Obrigada pela tua visita ao meu cantinho:)
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, descobri há pouco tempo essa reliquia da literatura culinaria portuguesa,estou para adquirir um exemplar, porém, gostaria de saber se este livro fala sobre enchidos portugueses, principalmente se fala sobre a produção de alheiras?

    Grato.

    ResponderEliminar
  3. Para os amantes do livro de pantagruel de 1946 deixo aqui a oportunidade de o adquirirem
    http://m.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=Hertha+Rosa+Limpo+O+Livro+de+Pantagruel+1946&_trksid=p2056116.m4100

    ResponderEliminar
  4. Muito boa tarde posso aproveitar para pedir um favor? estou a estudar as ilustrações presentes no Prefácio da 1ª edição, ao longo dos anos, e posso perdir-lhe para me enviar por email foto da 4ª página do prefàcio, ou seja, a penúltima do seu Pantagruel? Ficar-lhe-ia muito grata. Anabela Ferreira: anabela.ferreira@unibo.it

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...