quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre Laranjas

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira. É um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. 

A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países.

Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja na França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. Os caroços são habitualmente removidos, embora possam ser usados em algumas receitas. 

A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. 

A camada branca entre a casca e as gomas, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto. Mas essa parte branca da sua casca e a parte fibrosa contém bioflavonoídes conhecidos por fortalecer as paredes dos vasos capilares. Vários estudos indicam que vários bioflavonoídes combatem ativamente as bactérias, os vírus e os fungos.
 
A laranja é o fruto mais associado à vitamina C, uma das melhores aliadas no combate ás gripes e constipações. Mas a laranja é um alimento muito mais completo e rico do que se pensa. É também rico em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém ainda fibras, pectina e flavonóides.

Benefícios da laranja:
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Reforça as defesas do organismo;
  • Corrige a acidez excessiva do organismo;
  • Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias;
  • Combate o colesterol;
  • Melhora os problemas digestivos;
  • Estimula as funções intestinais;
  • Previne gripes e infeções;
  • Previne as cárie dentária;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Previne contra o cancro  do intestino grosso;
  • Tome um copo de sumo de laranja em jejum e vai sentir energia ao longo do dia.

É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.  

Outra utilização para a casca é ser transformada em ração animal. 

A flor de laranja que é extremamente perfumada, em muitos países é tradicionalmente associada com boa sorte. Por isto tem sido muito utilizada em bouquet de noiva e coroas de cabeça para casamentos. A essência extraída da flor de laranjeira é um componente muito utilizado na fabricação de perfumes.

2 comentários:

  1. Bons dias,

    Nunca é demais saber estas úteis informações, excelente artigo ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...