quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Buttercream (Creme de Manteiga)


Buttercream (creme de manteiga) é uma cobertura de bolos muito popular que consiste, basicamente, na junção de manteiga e açúcar. Algumas receitas também incluem claras de ovo, leite, natas e essências .

Receita de Buttercream 
receita adaptada da Wilton

Ingredientes:
  • 250g de manteiga com sal
  • 1 colh. chá de essência de baunilha
  • 4 chav. açúcar de confeiteiro
  • 3 - 4 colh. sopa de leite

Preparação:
Numa tigela, bata a manteiga, adicione a baunilha e aos poucos adicione o açúcar, uma chávena de cada vez, batendo bem em velocidade média. 


Raspe os lados e fundo da tigela com frequência.
 

Quando todo o açúcar for misturado a cobertura vai parecer seca. 

Adicione o leite e bata em velocidade média até ficar leve e fofo.

Dicas: 
Mantenha tigela coberta com um pano húmido até o momento de usar. 
Para melhor resultados, mantenha tigela no frigorífico quando não em uso. 
Refrigerada em um recipiente hermético, esta cobertura pode ser armazenada até 2 semanas. Bater antes de usar.

Opções:
Pode adicionar corantes da cor que preferir e também mudar essência do sabor que preferir.

9 comentários:

  1. eu nunca fiz buttercream e estou a pesquisar na net a melhor receita para começar, e normalmente a manteiga que eles aconselham é a manteiga sem sal...quais sao as diferenças a nivel de sabor??? eu tenho algum receio que fique com um sabor excessivo a manteiga...
    e a sua receita dá para mais ou menos quantos cupcakes??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde! Eu coloquei na minha receita especificamente manteiga com sal, porque acho mais saboroso, há-de reparar que algumas receitas, usam manteiga sem sal mas adicionam uma pitada de sal à parte!! Costuma-se dizer que sal melhora o doce!!

      Agora é natural que o creme de manteiga saiba a manteiga mas na minha opinião quando adiciona o aroma de baunilha, corta um pouco o sabor da manteiga, tem a ver também com o gosto de cada um!!

      Esta receita dá para aproximadamente 24 cupcakes!! Depende da decoração, do efeito que vai fazer com o saco de pasteleiro!!

      Espero ter ajudado!!

      Bjs
      Sandra F.

      Eliminar
  2. Muiiito Obrigado... Nunca dava conta de fazer aquelas flores, para confeitar e com o Buttercream , a textura ficou perfeita e dei conta .... Obrigado mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, fico muito contente!!

      Eu é que agradeço por ter visitado o meu espaço!!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Significa 4 chávenas ou cups ou xícaras como se diz em português do Brasil.

      Eliminar
    2. seu eu utilizar as 4chavenas como as medidas em cups dá o mesmo resultado?

      Eliminar
    3. Nas medidas das minhas receitas, uma chávena é uma cup = 250ml. Mas se utilizar uma chávena normal, vai depender do tamanho da chávena, se corresponde a 250ml ou não.

      Eliminar
  4. Posso usar açúcar cristalizado em vez de pó? Pois não tenho açúcar confeiteiro...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...