segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Amido de Milho (Cornflour)

Amido de milho (corn starch ou cornflour) é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se quer para engrossar molhos, fazer sopas, cremes, pudins e até papinhas para bebé!

O amido de milho é um hidrato de carbono extraído dos grãos de milho. É isento de glúten e não tem sabor nem cheiro. Apresenta-se como um pó fino, suave e de cor branca.

Por norma chamamos o Amido de Milho pelo nome de uma marca famosa desde a nossa infância e da qual comemos imensas papas, estou a falar da vulgar Maizena que é, nada mais nada menos, uma das muitas marcas de Amido de Milho à venda em Portugal.


O amido de milho tem muitas vantagens na sua utilização, tais como:
  • Dá uma consistência aveludada a molhos e cremes, sem alterar o sabor dos alimentos;
  • Dissolve-se facilmente em líquidos frios, uma vez que só absorve líquidos quando cozinhado;
  • Tem a capacidade de engrossar molhos cerca de 2 vezes superior ao da farinha de trigo. A quantidade utilizada deve ser por isso cerca de metade da de farinha de trigo;
  • Tem uma cozedura muito mais rápida do que a farinha de trigo, levando cerca de 1 minuto a cozer em lume médio.

Para utilizá-lo deve ser sempre dissolvido num líquido frio e durante a cozedura deverá ser continuamente mexido, suavemente, com uma colher. Não é aconselhável usar temperaturas muito altas para a cozedura quando incorporado em molhos, tal como, congelar molhos ou outros alimentos a que se adicionou o amido de milho, pois perdem o aspeto aveludado.

O amido de milho é um ingrediente fortemente usado na fabricação de alimentos, um dos ingredientes mais usados no setor alimentício de, biscoitos, cereais matinais, massas pré-cozidas e outros, pois tem como características produzir efeitos apreciados pelo consumidor, tais como crocância ou grande expansão.

Também é utilizado nas industrias de papel e papelão, no artesanato e em colas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...