sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre Ananás


Ananás ou abacaxi é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado: agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma "coroa", cabe-lhe por vezes o cognome de "rei dos frutos", que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses.

Frutos sensíveis, com poucas calorias e muitas fibras, o ananás e o abacaxi amadurecem com rapidez. Não podem ser guardados durante muito tempo.

Disponíveis todo o ano, contêm muita água e poucas gorduras, pelo que o seu valor calórico é baixo. Quando maduros, estes frutos incluem cerca de 10% de hidratos de carbono simples ou de absorção rápida. O seu conteúdo em açúcares duplica nas últimas semanas de amadurecimento. As peças colhidas antes de tempo ficam mais ácidos e pobres em nutrientes.

Antes das refeições, sacia o apetite, devido à sua riqueza em fibra, e é um bom complemento nas dietas de emagrecimento. Ao natural ou em saladas, o ananás é ideal como sobremesa e favorece a digestão. 

É muito refrescante e ajuda a evitar a desidratação. Por ser rico em fibras, regulariza o funcionamento dos intestinos e fornece cálcio, ferro e fósforo ao organismo. O principal nutriente é a vitamina C.

A propriedade mais conhecida do ananás é a diurética, o que contribui para eliminar as toxinas através da urina, benéfico para quem tem problemas de rins, bexiga e próstata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...